Todos nós temos assistido a sequencia frequente e macabra de atropelamentos, mortes e manifestações na BR 040 no trecho compreendido na nossa cidade de Valparaíso de Goiás.
A BR 040 vem sendo palco de manifestantes que interrompem o seu fluxo em horário de pico, causando transtornos a centenas de trabalhadores da cidade e vizinhança que retornam aos seus lares após um dia prolongado de trabalho ou estudo, congestionamentos e os dissabores normais do dia a dia.
Não é necessária expertise profunda para identificar nos manifestantes as seguintes personagens: cidadãos realmente revoltados com a triste ocorrência de mortes acidentais visto as precárias condições de segurança na travessia de pedestres na BR 040 e o seu grande fluxo circulatório de veículos estes são a grande maioria, vândalos de plantão, criminosos e politiqueiros de quinta categoria, que identificam na dor e tragédia desses nossos irmãos uma oportunidade de se auto-promoverem.
O perigo está justamente nos vândalos, criminosos e politiqueiros. Temos notícias de veículos depredados, “cobrança de pedágio” e até assaltos durante os bloqueios. Isso pouco importa aos promotores da agitação, classificam tais ocorrências como “danos colaterais” e stanilistas que são não admitem criticas ou contestações. O maniqueísmo político é usado de maneira rasteira e recorrente.
A prefeitura municipal de Valparaíso de Goiás complementou com recursos próprios (nossos impostos) a iluminação pública da BR 040, vem mantendo a sua limpeza e arborização (atitude essa inclusive contestada pelo DNIT que diz não ser da competência da mesma) elaborou o projeto estruturante da BR 040 em nosso trecho e alertou oficialmente o órgão responsável pela rodovia federal do que vem acontecendo.
Por outro lado, precisamos ainda das passarelas, dos redutores de velocidade eletrônicos, alargamento das duas pistas e dos viadutos para a saída do bairro Valparaízo II. Esse conjunto de obras custa R$ 136.000,000, 00 (cento e trinta e seis milhões) e é de alçada federal.
Dentre os “líderes” das manifestações destacam-se próceres de partidos da base aliada do governo federal, verdadeiro gestor da BR 040, porque ouvimos o nome Lêda Borges e não Dilma Roussef nas reivindicações? Claro e evidente é por politicagem pura!
Não serão os paliativos quebra-molas, que irão resolver a matança na BR 040, mas uma intervenção profunda de engenharia que só o governo federal pode empreender. Fora disso é mais dor, marketing funesto de falsos interessados no bem comum e política com “p” minúsculo.
Post Scriptum: Para deixar claro aos que nos lêem os vândalos, criminosos e politiqueiros que me referi, não são em absoluto os parentes da vitimas e nem o cidadão ou cidadã de boa fé que atende ao chamado dos manipuladores-necrófilos e oportunistas sem coração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Colque seu nome e e-mail por favor!