|
Prefeita Lêda Borges |
A Prefeita de Valparaiso, Lêda Borges (PSDB) fez uma espécie de prestação de contas das ações empreendidas no seu terceiro ano de mandato, durante entrevista concedida ao site Valparaiso em Foco, nesta quinta-feira (22), na sede da prefeitura municipal na cidade Jardins. Segundo ela, o governo fechou o ano de 2011 com uma série de surpresas, principalmente, para as pessoas que desacreditavam da sua administração. “São surpresas positivas sem naturalmente encobrir os desafios, as dificuldades, os erros que também existiram ao lado dos acertos com que o governo do município buscou empreender ao longo do ano de 2011”.
Lêda Borges, disse se tratar de uma breve prestação de contas das obras do município, pois são "muitas" e que também constou no balanço geral que detalhou à imprensa durante o decorrer do ano, foram obras de Saúde, Educação, infraestrutura, Segurança e melhorias nos planos de carreira para o servidor público.
Segundo a chefe do executivo, em 2011, o município realizou o maior gasto em obras nos últimos dezesseis anos. O retorno à legalidade nos gastos com a folha de pessoal foi destaque na fala da prefeita. Hoje, o governo se enquadra no limite prudencial previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal que é de 46,55% da receita corrente líquida utilizada para despesas com pessoal. Lêda disse que foi feito um esforço para poder dar ao município a esperança. “Todos sabem muito bem que as expectativas e perspectivas reinantes na cabeça da grande maioria dos empresários valparaisenses davam ao nosso município uma potencialidade muito menor do que ele apresenta hoje.
“Talvez esse tenha sido o esforço mais difícil que foi tirar a cidade dessa incômoda situação de ser um dos municípios mais desequilibrados da Federação desde a adoção da Lei de Responsabilidade Fiscal. O seu antecessor deixou muitas contas pendentes. Para o município eram contas extremamente perversas”, ressaltou ainda que o governo não foi duro, mas sim determinado para fazer o que é correto diante das necessidades da maioria da população e que não poderia personalizar a gestão, pois se não houvesse essas ações a cidade estaria fora da pauta de qualquer assinatura de convênios.
“E quem ficaria prejudicada era a população que perderia uma série de ações que já foram implementadas e que nós haveremos ainda de fazer, durante o ano de 2012. O resultado primário é que saímos de uma condição negativa para uma condição positiva. Enfim, foi um esforço muito grande, solitário, e na maioria das vezes incompreendido, mas extremamente correto do ponto de vista da gestão pública que é cuidar da cidade observando o interesse coletivo”, avaliou
É preciso destacar que independentemente do cenário talvez menos reflexivo e com menos conteúdo de um debate político e mesmo admitindo que o ano de 2011 foi cheio de desafios. Há que se ressaltar que foram investidos recursos em educação, Saúde e obras de Infraestrutura nos últimos 3 anos, mais do que já foram investidos nos três mandatos anteriores "juntos". Para 2012, a prefeita disse ainda que vai manter uma estreita parceria com o governador afim de permitir mais recursos e obras para o município, a exemplo do 6 milhões de reais recentemente conquistados para aplicação de 507 mil metros quadrados de asfalto no Valparaiso I e II e Jardim Oriente, algo inédito na cidade que sofre com a malha viária precária, aplicada pela extinta ENCOL a mais de 16 anos.
A consolidação das ações planejadas e executadas desde 2009 visando conquistar a sustentabilidade do município, com foco nos residentes . Este é o objetivo que a gestão administrativa e o corpo gerencial deverá perseguir no próximo ano, A prefeita Também agradeceu aos colaboradores e equipe que estiveram à frente da administração e conclamou a todos para enfrentar os desafios que se apresentam em 2012.
De acordo com a chefe do executivo, 2011 a exemplo dos anos anteriores, foi um ano de conhecimento, realização de diagnósticos, intervenções emergenciais e de construção das bases da sustentabilidade do município e suas instituições. Em 2012, a meta é “consolidar essas bases de sustentabilidade, com a implementação estruturada dos objetivos estratégicos estabelecidos”. Todas as ações para cumprir esses objetivos estratégicos deverão estar alinhadas ao Plano de Ação Governamental e ao acordo dos resultados.
O redimensionamento da rede de Assistência à Saúde é outro destaque das transformações mencionadas na cidade. Destacamos a inauguração do hospital municipal e inauguração de UPAs Unidade de pronto atendimento, e PSFs Posto de saúde da família, por todo o município. A prefeita determinou a implantação de medidas como a contratação de enfermeiros e técnicos de enfermagem, médicos em diversas especialidades com papel preponderante de promover melhorias em todas as áreas de saúde.
Como meta para 2012, Lêda acredita que a implementação de sistemas de informação, gestão da qualidade dos serviços, o redesenho dos processos de compras e os ajustes promovidos objetivando maior planejamento, agilidade e aproveitamento dos recursos, tornará possível melhorar ainda mais o sistema de saúde da cidade.
A Prefeita destaca mais de 45 ações em seu plano de governo,que já são realidade no município como a Ampliação do Estacionamento na Etapa A, Inauguração de (03) Academias da Melhor idade, Troca do Asfalto e urbanização da Rua 01 do Jardim Oriente e de 5 ruas no Jardim Céu Azul, Asfaltamento nos Bairros Rio Branco, Marajó e Santa Rita, Iluminação da BR 040 e a troca dos braços de iluminação com lâmpadas de maior eficiência nas principais avenidas da cidade, Construção de creches na Vila Guaíra, Vila dos Carneiros e Cruzeiro do Sul. Entrega de 400 moradias na Vila Guaíra para famílias que viviam em locais que ofereciam riscos e periculosidade, reforma e revitalização das quadras esportivas do Parque São Bernardo, Valparaiso II e do Ginásio de Esportes, Retirada do Lixão do Pacaembu, Construção e reforma das Escolas Municipais Valparaiso ID, Céu Azul, Esplanada V, Entrega das edificações e novas instalações do Ministério Público, Fórum, Hospital Municipal e Agência do INSS, Inauguração do CRAS do Marajó e Santa Rita, Criação, Implantação e modernização das Instalações do CIASFIM, (Fiscalização Tributária), Inauguração reforma e entrega de Postos de saúde no Jockey Clube, Araruama, Anhanguera, Jardim Ypiranga, Cruzeiro do Sul , Marajó e Vila Guaíra. Implantação do banco Itaú, Banco do Brasil e agência dos Correios no Jardim Céu Azul, e celebração de importantes Convênios com o Governo do Estado com destaque para o convênio firmado com a AGETOP que permitirá renovar todo o asfalto do Valparaiso I e II e no Jardim Oriente, nas quadras comerciais e residenciais.
E Finaliza agradecendo a todas as equipes pelos resultados alcançados e que foram acompanhados pelo apelo de que há um longo caminho a ser percorrido. Com um discurso realista, Lêda Borges também lembrou que o trabalho feito em sua gestão nos últimos 3 anos é fruto de trabalho e não de fantasia como muito fizeram os seus antecessores.