Perdão segundo o dicionário quer dizer: remissão de culpa, dívida ou pena. = desculpa - Absolvição, indulto. Benevolência, indulgência.Palavras de apelo ético, moral e até religioso de relevo indeléveis.
O perdão é um processo mental ou espiritual de cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa, decorrente de uma ofensa percebida, diferença ou erro, ou cessar a exigência de castigo ou restituição. O perdão é o esquecimento completo e absoluto das ofensas, vem do coração é sincero, generoso e não fere o amor próprio do ofensor. Não impõe condições humilhantes tampouco é motivado por orgulho ou ostentação. O verdadeiro perdão se reconhece pelos atos e não pelas palavras. (Wikipédia).
Todas essas definições não retratam a essência e a amplitude da atitude de amor, desapego, benévola e altruísta daquele que perdoa com sinceridade e disposição.
Todo aquele que se dispõe ao perdão é um adepto da boa convivência entre as pessoas, é um arauto da bondade, um ungido pelo óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão.
Falseia a verdade quem finge perdoar para se alçar a condição de “magnanimo”, escarra nas faces dos bons de coração quem faz de conta que se resignou com a ofensa recebida, aliás ofende mais aquele que diz perdoar e alimenta por outrem ódio doentio...
É miserável de caráter o que declara seu perdão e usa de qualquer oportunidade para fustigar o seu ofensor mesmo após ter com ele se reconciliado. Ressentimento vil que esvai nas presas ardilosas de um falso puro...
É digno de ojeriza aquele que mesmo após ter reatado os laços pretéritos ao infortúnio da contenda ofensiva, se utiliza de ardis para transpassar com a lança venenosa da intriga mentirosa, a dignidade do seu ex-desafeto.
Demonstra toda sua fragilidade moral, raquitismo ético, decadência espiritual, farisianismo hipócrita, personalidade duvidosa, comportamento dúbio e constituição pueril, aquele que profere a frase “eu te perdôo” e faz do acalento ao ódio vingativo, sua divisa comportamental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Colque seu nome e e-mail por favor!